quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Caminhadas marcam o Dia Mundial de Luta contra a Aids em Itamaraju e Prado


Viver com Aids é possível. Com o preconceito não”. Esse foi o tema escolhido para as atividades do Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro, em Itamaraju, onde a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Estadual de Combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS), montou uma programação que iniciou com uma caminhada às 9h, pela avenida Antonio Carlos Magalhães e praça Castelo Branco.

A programação recebeu o apoio dos profissionais em saúde, estudantes de enfermagem do Cesesb, Tiro de Guerra e comunidade, em duas tendas instaladas na praça Castelo Branco. A coordenadora do Programa DST/Aids, a sanitarista Daiane Botelho e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde estiveram disponíveis, na manhã desta terça-feira (1º) dando orientações e prestando esclarecimentos à população, com distribuição de materiais educativos e preservativos.
Entres as atividades o que mais chamou a atenção da comunidade foi o teste “relâmpago”, sendo que em 10 minutos as pessoas já tinham um diagnóstico preciso da doença. Na Bahia, desde 1984, quando foi notificado o primeiro caso de Aids, até o ano passado, os dados da Sesab mostram o registro de 10.234 casos da infecção, sendo 9.891 na população adulta.

Na cidade do Prado as atividades foram diversas, mas assim como aconteceu em Itamaraju, o que mais chamou a atenção foi uma caminhada organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, que partiu do prédio da prefeitura municipal e percorreu o centro comercial da cidade. Contando com a ajuda de um carro de som, os profissionais da área de saúde alertaram para os perigos das doenças sexualmente transmissíveis. Também foram distribuídos materiais educativos, enfocando os métodos de prevenção, como o uso contínuo da camisinha.

Ao final da caminhada a Secretaria de Saúde fez um balanço positivo de todas as atividades realizadas durante todo o dia 1º de dezembro, ressaltando que a conscientização é a melhor ferramenta de combate às doenças sexualmente transmissíveis.
Todas as gestões públicas precisam ter uma atenção especial no sentido de conscientizar ao povo sobre a importância da prevenção com relação às doenças sexualmente transmissíveis. Desde quando fui secretário de saúde do Prado, já tinha uma atenção especial para estas campanhas. Hoje, que estou no comando do executivo municipal, tenho como missão continuar apoiando estas iniciativas que visam informar e conscientizar”, disse o prefeito Jonga Amaral.

Dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde indicam que os grandes centros urbanos do país – onde estão concentrados 52% dos casos de Aids – registraram queda de 15% na taxa de incidência da doença entre 1997 e 2007. Nesse mesmo período, a incidência nos municípios com menos de 50 mil habitantes dobrou, revelando que a epidemia caminhou para o interior do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário